quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Trasplante...

om dia amigooos!!

Muitos estão me perguntando sobre o trasplante,então vou tentar responder,usando as minhas palavras e o que sei ta bom??

Sempre me perguntam se Heitor terá mesmo que fazer o trasplante,já que a medula dele esta "limpa".

Vamos lá...Heitor tem neuroblastoma IV,de alto risco,ou seja,alem do tumor primário,ele tinha metástases nos ossos,linfonodos e na medula óssea, e o protocolo se faz com quimioterapia,cirurgia,radioterapia o trasplante e depois as vacinas,isso porque os riscos de recaídas são muito grandes.

O trasplante no caso do Heitor,não é porque sua medula estava doente ou não,pois é diferente da leucemia,a medula dele foi invadida pelo neuroblastoma,a doença não partia dali,por isso a possibilidade de usar sua própria medula para o trasplante,não precisando assim de outro doador,a procura por alguém compatível,mas pra isso,sua medula tinha que estar "limpa" ou seja,sem células doentes.

Então depois de um ano de quimioterapia,a medula dele esta limpa,possibilitando colher as células,para depois infundir de novo,mas por que isso??

Porque assim,se pode administrar nele,altas doses de quimioterapia,para exterminar a doença,com essa quimioterapia fortíssima usada para o trasplante,sua medula não teria como se recompor sozinha,e é essa quimioterapia fortíssima,que vai tentar exterminar com a doença,matar as células que teimam se esconder em algum lugar do seu corpo,mas como a medula não conseguiria se recompor,se resgata as células da medula,para serem infiltradas depois,e isso é o trasplante.
Ate essa medula que foi infiltrada,começar a trabalhar de novo,ele fica um tempo em aplasia,com todos os riscos de infecção,e por isso precisa estar isolado com todos os cuidados,já que estará sem imunidade nenhum,vai precisar então tomar sangue e plaquetas,para ir recompondo tudo que o organismo ainda não consegue produzir.
Serão feitos hemogramas diários,para saber se sua medula já começou a produzir,e quando tiver em um nível alto de células,é porque a medula "pegou" e dai ele pode voltar pra casa,e esperar os próximos passos do tratamento.

Como o doador é ele mesmo,antes de tudo isso,ele precisa colher as células então,sua medula já é comprometida pelas quimioterapias e precisa de uma boa quantidade de célula,a medula dele esta sendo estimulada para produzir mais,e quando estiver num nível beeem alto,essas células serão colhidas,o sangue dele passa por uma maquina,,é parecido com a doação de sangue,mas só são retiradas as células tronco,é feito uma contagem,precisa de uma quantidade x de células,e ai se não consegue colher em uma dia só,faz a coleta por mais dois dias ate alcançar a quantidade de células necessárias.

È pra isso que ele esta internado agora,se tudo corre bem bem,eles vão tentar emendar o trasplante,mas pode ser que só colha as células e depois volte.


Todos que me perguntaram se podia ser doador dele,como expliquei pode ver que no caso dele não precisa,mas muitaaaas outras pessoas precisam de um doador,o teste para fazer se você é compatível especificamente com uma pessoa é muito caro,mas você pode ser um doador universal e ajudar uma pessoa de qualquer lugar do mundo.
e fazer isso é muito simples,basta você se cadastrar como doador de medula,você só vai colher uma quantidade bem pequena de sangue e serão feito exames,e você fica la cadastrado,se um dia sua medula for compatível com a de alguém,você sera chamado,e assim poderá doar sua medula.

Aqui em São Paulo o cadastro é feito na santa casa,eu sou cadastrada,mas vou deixar o site do inca aqui,que mostra todos os lugares que se pode fazer o cadastro 





http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=64


Então é isso amigos,como podem ver é um procedimento pesado,mas com a oração de todos,vamos conseguir vencer mais essa etapa.

beijoos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário